Press "Enter" to skip to content

Sociedade de Consumo

Mais ou menos conscientemente, a “cultura de massa” conduz a uma concepção de felicidade que se associa à de bem-estar material, e num sentido (…), a um estilo de vida que privilegia os valores acessíveis pelos meios técnico.

Deu-se o nome de “sociedade de consumo” às formas de civilização que se desenvolveram no Ocidente, sobretudo na América e tende a espalhar-se um pouco por toda a parte. O progresso na produção parece ter aqui por condicionante (…) necessidades do público, quer dizer, da massa dos consumidores.

É preciso estimular os desejos, criar o que se chama “motivações” para alargar o mercado. Um dos melhores meios consiste em forjar uma espécie de arquétipo da felicidade no bem-estar material. Visto de cima, julgado no seu conjunto, a publicidade é uma imensa orquestra deste tema ( … ).


Mais ou menos conscientemente, a “cultura de massa” conduz a uma concepção de felicidade que se associa à de bem-estar material, e num sentido (…), a um estilo de vida que privilegia os valores acessíveis pelos meios técnicos.

Jean Cazeneuve, Felicidade e Civilização