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Relação Mágica Universo

O desejo de utilizar as forças irracionais que o envolviam levou o homem a elaborar um sistema de técnicas às quais as tradições deram um carácter sagrado e que orientaram a sua acção (…). O gesto, a palavra, a mímica, as formas e as cores (…) constituíram os elementos que presidiram a toda a prática mágica. No entanto, nesta época, a personalidade do homem era já complexa, o pensamento simbólico tinha-se tornado familiar e, graças a isso, pôde estabelecer relações novas entre ele e o universo. 

A relação mágica entre o homem e o universo

O desejo de utilizar as forças irracionais que o envolviam levou o homem a elaborar um sistema de técnicas às quais as tradições deram um carácter sagrado e que orientaram a sua acção (…). O gesto, a palavra, a mímica, as formas e as cores (…) constituíram os elementos que presidiram a toda a prática mágica. No entanto, nesta época, a personalidade do homem era já complexa, o pensamento simbólico tinha-se tornado familiar e, graças a isso, pôde estabelecer relações novas entre ele e o universo. Por ritos apropriados, o homem experimentou tornar propícias certas forças e anular outras que lhe eram hostis. Sucessivas comparações sugeriram-lhe um conjunto de proibições, tabus, amuletos. Mas ao mesmo tempo, desenvolveram-se os mitos nascidos do sonho, da imaginação e dos sentimentos ou das esperanças que o mundo lhe inspirava. O sentimento de parentesco com os animais conduziu-o a tomá-los por antepassados. Descendia-se do bisonte ou ainda do mamute, o clã nascia com o seu cortejo de ritos e de cerimónias. No ruo o caçador mais astucioso teve naturalmente um.papel preponderante: o de chefe, (…)segundo a sua experiência, talvez também segundo as revelações dos espíritos, os gritos dos animais, os voos das aves ou utilizou diversas técnicas irracionais.

JACQUES MAUDUIT, La vie quotidienne des chasseurs